Sobre a Teoria da Prática

A educação, qualquer que seja ela,
é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.
Paulo Freire

A Teoria da Prática é uma organização que oferece serviços e  treinamentos em gestão de projetos para organizações do terceiro setor e para negócios sociais.

Por um lado, a teoria do conhecimento posta em prática é base da educação. Por outro, no setor de desenvolvimento social, teorias surgem a partir da prática e do conhecimento empírico.

Educadores e cientistas sistematizam experiências sociais e as transformam em modelos e metodologias, permitindo que ambas, teoria e prática, alcancem e beneficiem outras comunidades.

Tendo esta lógica como base de nosso trabalho, buscamos a aplicação prática de teorias do setor de desenvolvimento social e de outros setores em projetos sociais, adaptando-as, contextualizando-as, captando o saber popular e o conhecimento prático do desenvolvimento comunitário para elaborar teorias e modelos de desenvolvimento.

Valores vinculados à Teoria da Prática

  • Mestre Ioda
    Seguir princípios morais e sociais – aprender e inspirar mutuamente a potencializar o “fazer o bem”.
  • Chinelo de couro
    Transformar teoria e conhecimento prático em instrumentos simples, acessíveis, e úteis
  • Ahá!
    Muito além do pensar fora da caixa, propomos o desafio de jogar a caixa no lixo.

A Teoria da Prática atua como um agregador, catalisador e difusor de ferramentas, conhecimento e informações, com o intuito de potencializar a capacidade de organizações sociais e indivíduos na transformação de realidades e na geração de impacto social positivo.

O saber popular nasce da experiência sofrida,
dos mil jeitos de sobreviver com poucos recursos.
O saber acadêmico nasce do estudo, bebendo de muitas fontes.
Quando esses dois saberes se unirem, seremos invencíveis.
Leonardo Boff