Probabilidade e impacto de riscos

Em artigos anteriores, abordamos a diferença entre risco, pressuposto e problema, e também discutimos sobre as estratégias de resposta a riscos apontadas pelo PMD. Mas, antes de elaborar um plano de gerenciamento de riscos, é preciso identifica-los e classifica-los em relação à sua probabilidade e impacto. É esta classificação (ou hierarquização) que iremos abordar neste artigo.

O Guia de Boas Práticas PMD Pro destaca que o processo de identificação, classificação e gestão de riscos é contínuo e interativo, ou seja, durante toda a vida do projeto novos riscos surgirão, os já identificados se modificarão, e outros poderão deixar de existir.

Segundo o PMD, há maior flexibilidade no início do projeto para gerenciar problemas (riscos que se concretizam), então seu impacto seria menor. Por outro lado, ao final do projeto, os recursos de uma forma geral já estão se esgotando, e pouco se pode fazer para reagir ao risco, caso ele ocorra.

Com relação à probabilidade, nas fases iniciais nem todos os riscos foram identificados, e muito do planejamento, monitoramento e controle do projeto ainda está em desenvolvimento. A probabilidade de riscos ocorrerem é maior. Ao longo do projeto mecanismos de controle e monitoramento e a melhor identificação e gerenciamento de riscos reduz a sua probabilidade de se concretizar.

Esta, porém, não é uma regra geral. Riscos como flutuação cambial, mudanças políticas, ou mesmos riscos de característica operacional podem ter comportamentos próprios no que diz respeito à sua probabilidade e impacto que causam.

Devemos, então, avaliar cada um dos riscos que sejam identificados. Para esta avaliação, idealmente envolvemos o maior número de pessoas das equipes que estão direta ou indiretamente (departamentos/setores de suporte) ligados ao(s) projeto(s).

Antes de avaliarmos, vamos nivelar nossa compreensão sobre os dois conceitos:

  • Impacto: a extensão em que o risco, se acontecer, afetará o projeto. Gosto da definição informal de que o impacto é o tamanho do estrago que o risco pode causar.
  • Probabilidade: a chance do risco ocorrer dentro de um período de tempo pré-determinado, normalmente o tempo de duração do projeto.

Para avaliar a probabilidade e o impacto, devemos definir previamente uma escala que a equipe utilizará para pontuar cada um dos riscos. O ChildFund International desenvolveu uma estrutura de Enterprise Risk Management (ERM), cuja adaptação abaixo para projetos pode ser utilizada como exemplo para este escalonamento:

Impacto

Probabilidade

Uma vez pontuados todos os riscos, há duas formas organizá-los para que se evidencie a prioridade que o gerente do projeto deverá adotar:

O diagrama acima deixa claro que o gerente de projetos deve dedicar mais tempo e priorizar o monitoramento do Risco B, seguido pelos Riscos D, A e, por último, C. Porém, se o projeto for complexo e/ou forem identificados muitos riscos, o diagrama acima pode ficar demasiadamente poluído de informações. A sugestão então é adotar o seguinte processo:

A pontuação final é obtida pela multiplicação das pontuações do impacto e da probabilidade. Ordenando a tabela acima pela pontuação final, teremos a priorização que o gerente deve dar aos riscos.

Por fim, é importante lembrar que a priorização de riscos de acordo com a sua probabilidade e impacto permitira ao gerente escolher quais riscos “merecem” mais tempo e atenção. Porém, os riscos se alteram ao longo do projeto – não se deve “deixar para lá” riscos que possuem uma pontuação mais baixa.

Ufa! Pronto?! Podemos partir para outro assunto / aspecto da gestão de projetos?

Claro que não… estes são apenas os primeiros passos para o gerenciamento de riscos. A partir da identificação, categorização, e classificação, devemos desenvolver um plano de gestão de riscos, descrevendo sua causa ou origem, o status (sempre atualizado ao longo do monitoramento de riscos), e elaborar planos de resposta a cada um dos riscos.

risk_assessment_400_clr_5472

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s