Plataformas e aplicativos para gestão de projetos

Antes de decidir pelo uso de um aplicativo ou plataforma online, é preciso avaliar a capacidade técnica da equipe do projeto, ou a disponibilidade de tempo e recursos para treiná-la. Além disto, softwares não são instrumentos de planejamento, e sim de sistematização, gestão e controle.

Em outras palavras, não devemos sentar ao computador para planejar detalhadamente um projeto no MSProject (Microsoft), por exemplo. O planejamento deve ocorrer previamente, juntamente com a equipe. Só após ter concluído o processo de planejamento para depois alimentar o software e iniciar a gestão, controle e monitoramento.

Listamos abaixo alguns dos aplicativos e plataformas utilizados ou já acessados pelo Teoria da Prática.


Artia

http://artia.com/

Artia é uma plataforma de gestão online, colaborativa, que permite gerenciar todas as tarefas de um projeto. Sua interface é amigável, apesar de exigir uma ambientação da lógica de visualização das opções. O mais interessante é a possibilidade de criar várias empresas/organizações distintas. Dentro de cada organização é possível criar comunidades, projetos, sub-projetos… permitindo uma taxonomia dos programas e projetos bem estruturada.

A plataforma é colaborativa, onde cada membro da equipe tem acesso aos seus projetos e tarefas, atribuindo horas dedicadas para a execução. Isto permite uma análise entre recursos (financeiros, tempo) planejados e reais. O Artia envia lembretes de início ou término de cada tarefa, e permite ainda integrar a agenda de tarefas ao Outlook ou Google Agenda.

É uma excelente alternativa ao MS-Project, pois além de não exigir nenhuma instalação no computador (acessível em qualquer computador via navegador), tem custos bem acessíveis, e possui Apps para celular e tablet.

É possível iniciar o uso através de uma conta gratuita, para testá-lo.


WBS Tool

http://www.wbstool.com/

WBS Tool é uma ferramenta online gratuita que permite a decomposição de tarefas do projeto no formato EAP – Estrutura Analítica do Projeto, muito útil na fase de planejamento do projeto. Além de possuir um ambiente amigável, funcionalidade que mais atrai o WBS Tool é a possibilidade de construir a EAP no formato gráfico e o software transformá-la em formato identado automaticamente.

O acesso é gratuito e é possível criar uma conta (também gratuita) para guardar trabalhos que forem criados.


JotForm

http://www.jotformz.com/

Trata-se de uma plataforma para criação de pesquisas e surveys, muito útil para coleta de dados em fases de identificação e desenho, ou na fase de monitoramento e avaliação. O que faz com que o JotForm se destaque são as diversas opções de integração com outras plataformas, como Dropbox, Google, Zoho, Word Press, e outras.

É uma excelente alternativa ao Google Forms ou outras plataformas, como o Survey Monkey, pois sua versão gratuita não possui limitação de design – fazendo que que os formulários tenham uma aparência mais profissional – permitindo incluir logomarca e campos de formulários mais modernos e bonitos.

O acesso é gratuito, sem limitação de design. Porém, se o volume de submissões for alto será necessário pagar uma mensalidade.


Tableau Public

http://www.tableausoftware.com

Ferramenta útil para as fases de monitoramento e avaliação do projeto, trata-se de uma plataforma para tabulação de dados e criação de gráficos que permaneçam online, e sejam “embutidos” em websites e blogs. As funcionalidades e possibilidade de cruzamento de dados do Tableau se equiparam a plataformas pagas, com custos altos. Além da possibilidade de tabular e criar gráficos com dados próprios, o Tableau se integra com bancos de dados que estejam disponíveis online, sejam bancos próprios ou de acesso público.

O acesso é gratuito, e a criação de uma conta (gratuita) é importante para que se obtenham os links de publicação dos gráficos criados.


Zoho

https://www.zoho.com

Mais conhecida por internautas, possui diversas funcionalidades – entre elas, uma plataforma de gestão de projetos. Muitas das outras funcionalidades se assemelham à plataforma Google. Por ser uma plataforma cujas funcionalidades gratuitas são limitadas, somente é interessante caso tenha-se a necessidade de utilizar sua plataforma de gestão.

O acesso é gratuito, mas com funcionalidades limitadas. Cabe um estudo de custo x benefício e comparar com outras plataformas como o Google Apps.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s