Marco lógico – um amigo com muitas caras

A primeira vez que me pediram para elaborar marco lógico de um projeto, morri de medo. Pesquisei em literatura técnica, li projetos já elaborados, “googlei”, e… fiquei ainda mais confuso. Cada exemplo que encontrava tinha uma estrutura diferente.

Segundo o PMDPro, o Marco Lógico, ou Matriz Lógica, é uma ferramenta analítica utilizada para planejar, monitorar e avaliar projetos. A elaboração da Matriz Lógica é realizada a partir da identificação de problemas, e priorização do(s) objetivo(s) que se pretendem atingir com um projeto. Entretanto, não vamos aqui analisar a construção ou os vários níveis de uma Matriz Lógica. Para isso sugiro a leitura do Guia PMDPro ou outra metodologia/guia de boas práticas para gestão de projetos.

Vamos conhecer suas várias caras.

Cada organização social, cada financiador, cada instituição, utiliza uma metodologia diferente e, por esta razão, adota uma Matriz Lógica própria. Mesmo quando se adota um standard, trabalhar com a Matriz Lógica pode ser confuso, se a organização trabalha com vários idiomas.

Tomemos como base a estrutura de Matriz Lógica do PMDPro:

  • Impacto é o nível mais alto desejado de objetivos finais (transformações, sustentabilidade, sustento, bem-estar, etc.) para o qual o projeto contribui (o objetivo máximo de muitas estruturas lógicas).
  • Objetivo é o que o projeto espera conseguir no nível de beneficiário (ex.: uso do conhecimento e habilidades na prática atual com o tempo; o transporte de bens em estradas construídas com o tempo) e contribuem com as mudanças do nível populacional (redução da má nutrição, melhoria da renda, aumento dos rendimentos, etc.) que agregam e promovem o alcance dos impactos com o tempo.
  • Os Resultados/produtos, são  tangíveis ou serviços que resultam das atividades do projeto.  Eles incluem produtos, bens, serviços e mudanças (ex.: pessoas treinadas com conhecimento e habilidades maiores; estradas de boa qualidade construídas) que agregam e contribuem a atingir objetivos.
  • Atividades são ações realizadas através de insumos (recursos financeiros, humanos, técnicos, materiais e de tempo) que são mobilizadas para produzir resultados/produtos (treinamento, construção, etc.) de um projeto do qual a equipe é responsável.

Observemos, então, como são denominados os seus níveis em vários idiomas:

Mesmo com uma mesma metodologia, os termos podem ser confundidos porque sua tradução gera palavras semelhantes em níveis diferentes da Matriz. Se traduzíssemos Goal literalmente para português, obteríamos Objetivo. Porém, na estrutura da matriz, Goal = Impacto. Veja ainda a confusão que pode ser gerada pelos termos em francês acima…

Quando comparamos mais de uma metodologia ou standard, podem surgir ainda mais semelhanças nos termos, causando confusão na leitura ou elaboração de uma Matriz Lógica. Além disto, diferentes metodologias podem ter quantidade de níveis diferentes.

A sugestão é criar um Dicionário de Projetos. Veja abaixo uma abordagem onde comparamos o PMDPro com o Project Design Guidance do ChildFund (utilizaremos apenas termos em português, inglês e espanhol).

Observe acima a confusão que se pode fazer com o termo outcome

Outros termos na gestão de projetos podem ainda gerar confusão quando lidamos com mais de um idioma. Por exemplo, pressuposto é (em termos simples) algo que precisamos que aconteça ou se mantenha para que nosso projeto alcance seus resultados, objetivo, impacto. Em espanhol, presupuesto significa orçamento. Supuesto é o pressuposto.

Elabore um Dicionário de Projetos, com base na metodologia ou standard que sua organização utiliza. Comece pelos níveis da Matriz Lógica, mas estenda a outros termos e idiomas que sua organização trabalha ou pode vir a trabalhar.

Nos links abaixo você pode fazer o download de Dicionários de Projetos (português e inglês) para os níveis do Marco Lógico, incluindo outras organizações como União Européia, CARE, USAID, etc. É importante atualizar os termos em cada uma das instituições citadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s